24° C
min 19° | máx 28°

São Sebastião do Paraiso - MG

(35)3531-2396

Clique
19:00 às 19:59 - A Voz do Brasil
Apresentação
Rede Aparecida

Dicas

Dicas para tirar bolor de tecidos

As roupas que não são usadas com muita frequência, e acabam ficando guardadas durante muito tempo no guarda-roupa, podem adquirir mau cheiro e até bolor. Casacos pesados, vestidos de festa e adereços de inverno são as peças que mais sofrem, pois são usadas em pouquíssimas ocasiões.

Para evitar que a umidade estrague suas roupas, e aprender a reverter os danos provocados pelo bolor, confira algumas dicas fáceis para tirar mofo e se livrar dos maus odores.

Como Prevenir

O excesso de umidade pode tornar o ambiente propicio à proliferação de fungos, que causam o mau cheiro e as manchas de mofo nas roupas. Para se livrar do problema, existem algumas dicas caseiras para tirar a umidade do armário e, consequentemente, preservar as peças.

Vinagre branco

Coloque um pouco de vinagre branco em um borrifador, e espalhe o líquido pelo guarda-roupa vazio. Depois, faça a limpeza com um pano seco, e deixe todas as portas e gavetas abertas para secar. Isso dificultará a proliferação dos fungos, acabando com o cheiro de guardado.

Cravo da índia e alfazema

 Para retirar os maus odores e deixar as roupas livres de traças, espalhe pelo armário saquinhos contendo cravos da índia, ou ramos de alfazema. Essa técnica é uma alternativa à pedra de naftalina, que retira a umidade do ambiente, mas deixa um cheiro muito forte e desagradável.

Maizena e bicarbonato de sódio

Retire a umidade do móvel utilizando maizena, ou bicarbonato de sódio. Para colocar a técnica em prática, basta encher pequenos recipientes com as substâncias, e espalhar pelas áreas da casa que sofrem com o mofo e umidade. Quando o pó ficar úmido, é hora de ser descartado e substituído.

Como retirar mofo

Lavar com vinagre

As roupas manchadas pelo mofo devem ficar de molho no vinagre branco por, pelo menos, 20 minutos antes de serem lavadas. Para peças muito sujas, a dica é esfregar as manchas, delicadamente, com uma escovinha macia umedecida em vinagre. 

Para peças de couro emboloradas, use um pano macio com vinagre branco para remover a sujeira. Depois, finalize a limpeza com óleo de amêndoa, que lustra e hidrata o couro.

Dicas para tirar o mau cheiro

Se a roupa estiver apenas mal cheirosa, deixe-a de molho na água com canela, ou cravos da Índia por 20 minutos.