° C
min 19° | máx 28°

São Sebastião do Paraiso - MG

(35)3531-2396

Dicas

Como organizar os alimentos na sua geladeira

Quando você vai ao mercado ou à feira sabe exatamente como arrumar os alimentos na geladeira? Ou você simplesmente coloca as compras onde tem um espacinho disponível? A partir de hoje, passe a prestar atenção na organização da geladeira. O Universo Jatobá separou dicas para seus alimentos ficarem mais conservados e por mais tempo!

Carnes devem ser guardadas no congelador ou na gaveta superior. Não se assuste com a coloração, já que a carne fica mais escura na geladeira por falta de oxigênio.

Como as duas primeiras prateleiras são as partes mais geladas, os itens mais perecíveis devem ser guardados nesses compartimentos. Este é o lugar ideal para alimentos derivados do leite, como iogurtes, queijos e o próprio leite. Alguns modelos mais novos de refrigeradores já têm uma gavetinha entre as prateleiras superiores, que deve ser usada para os queijos.

Os ovos você coloca em que parte? Se sua resposta é na porta da geladeira, está na hora de mudar o hábito. Os ovos devem ficar na primeira prateleira também. Guarde o ovo sem lavar, já que sem a película protetora, o ovo pode se contaminar com micro-organismos da geladeira. O alimento só deve ser limpo minutos antes do consumo, com água corrente e com uma mistura de água e hipoclorito.

Destine a segunda prateleira para guardar geleias e doces prontos como pudins e manjares. Sobras de alimentos também ficam nesta parte da geladeira, preferencialmente em recipientes de vidro.  

Frutas maduras ou já cortadas ficam na parte mais baixa da geladeira, onde a temperatura não é tão fria. Se a fruta estiver verde, deve ser mantida fora de refrigeração, em temperatura ambiente.

Verduras, legumes e temperos dividem as gavetas inferiores. Se possível, esses alimentos devem ficar separados. Colocar verduras e legumes em saquinhos aumenta a durabilidade deles e, de quebra, mantém a gaveta limpa. Caso esses alimentos sejam cortados, podem ser guardados em potes de vidro e colocados na prateleira acima da gaveta.

Sabia que lugar de vinagre é na geladeira? Mais especificamente na porta, porque as bactérias podem se proliferar em temperatura ambiente. Alimentos que são mais difíceis de estragar devem ser colocados na porta, como bebidas em geral – água, sucos e cervejas – e condimentos, como mostarda e ketchup. Depois de abertos, fique de olho na data de validade.

Gostou das dicas? Agora, evite abrir a porta várias vezes ao dia e seja rápido, não fique admirando os alimentos. Isso garante a eficiência do eletrodoméstico e economiza energia.

Fonte: Universo Jatobá